sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Trabalhos e Pesquisas

Acontecimentos cronológicos (1945-1991)
· 1945: Fim da 2ºGuerra Mundial;
·        EUA explodem bombas atómicas no Japão;
·        EUA lançam o Plano Marshall;
·        Criação da ONU;
· 1949: Assinatura o Tratado do Atlântico Norte (Nato);
· 1950: Começa a Guerra da Coreia;
· 1951: Primeiro computador comercial, UNIVACI, é lançado nos EUA;
· 1969: Homem chega à Lua;
· 1981: Cientistas isolam o vírus da Sida;
· 1989: Queda do muro de Berlim;
· 1991: Fim da União Soviética;
· 1999: Cientistas escoceses produzem clone de uma ovelha (Dolly);

Filme:” Outsourced”

Com base no filme “outsourced”, podemos verificar as grandes diferenças existentes num pais desenvolvido e um pais em vias de desenvolvimento, e as suas vantagens e as suas desvantagens. A diferença entre a América e a Índia é grande, desde a educação à legislação dos países.
Na América podemos verificar as seguintes vantagens: a educação rigorosa, o que facilita uma boa formação; há boas escolas; o pais gera riqueza; há mais possibilidade de ter sucesso no trabalho, o que não Índia é completamente o contrário. Na Índia as pessoas tem uma grande capacidade de organização como podemos verificar no filme conseguem trabalhar em qualquer sítio desde que tenham material necessário (Exemplo: quando o escritório inundou foram trabalhar para o telhado, o que deixou o inspector Americano surpreendido); facilidade em adaptar novas regras (Exemplo: quando o novo chefe chegou e ensinou como falar o inglês americano para agradar os clientes).
Existindo também algumas desvantagens, tais como: a fraca estruturação (Exemplos: na estação de comboios e nos escritório); má acessibilidade (Exemplo: para a zona de comercio ou de negocio, que fica longe das aldeias); podemos verificar também que havia pouca formação por parte dos trabalhadores (Exemplo: demoram o dobro do tempo por chamada por não saber como satisfazer o cliente).
Com tudo, podemos verificar que existem grandes assimetrias, mas com uma boa formação aos empregados o pais pode ir para a frente e aprender a gerir melhor a sua riqueza. 



Análise critica ao filme "Adeus Lenine"

A situação geopolítica da Europa depois da Segunda Guerra Mundial era bastante conturbada, estava dividida em numerosos países pequenos e médios, que estes podem ser classificados como pertencentes à Europa Oriental ou Ocidental. Esta divisão coincide com a estrutura político-económica adotado pelos Estados europeus após a Segunda Guerra Mundial.
Os países socialistas faziam parte da Europa Oriental, em que o Estado centralizava as atividades económicas, enquanto os países capitalistas, em que a economia baseava na livre iniciativa, localizavam-se na Europa Ocidental.
Essa classificação conforme já foi dito, passou a existir somente após a Segunda Guerra Mundial, quando as duas potências, a União Soviética e os Estados Unidos, libertaram territórios, regiões e cidades do domínio nazista e passaram a impor sua influência sobre eles. As tropas soviéticas ocuparam temporariamente os países do leste europeu (Rússia e Ucrânia como por exemplo), e a Alemanha teve o seu território dividido em dois setores constituído por dois países: a República Federal da Alemanha (RFA), ocidental e capitalista, e a República Democrática Alemã (RDA), oriental e socialista. Berlim, a antiga capital alemã, sofreu a mesma divisão.
O muro de Berlim  foi o maior símbolo da divisão do mundo entre bloco Ocidental e o bloco Oriental. O primeiro, dirigido pelos Estados Unidos, tinha o capitalismo como sistema económico. Já o segundo, dirigido pela antiga URSS  (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas), era adepto do socialismo desta forma, diversas alterações no panorama geopolítico começam a surgir, pois os dois países soberanos tentavam ampliar a sua influência em todas as nações. Neste contexto, o muro de Berlim foi construído no ano de 1961 através da Alemanha Oriental, separando assim  Alemanha Ocidental  (capitalista) da Alemanha Oriental (socialista). Porém, tal estrutura não separou somente o território alemão, mas dividiu famílias. Além do aspeto ideológico da construção, havia o objetivo de impedir a fuga de cidadãos para a Alemanha Ocidental.
É esta realidade acima descrita que podemos encontrar no filme “Adeus Lenine”, um filme alemão de 2003 dirigido por Wolfgang Becker.
Aqui temos representado a Alemanha divida em duas partes completamente antagónicas, nomeadamente a RFA e a RDA. O filme mostra uma sociedade em conflitos dividida por uma crise socialista desmoralizada em uma sociedade justa com o socialismo, porém, alguns ainda acreditavam, e esperançosos, esperavam o triunfo da Alemanha Oriental, e o filme “Adeus Lenine” apresenta-nos uma dessas pessoas. Christiane (mãe de Alex) comunista, que colocava as suas esperanças e toda a sua vitalidade e os seus esforços para o governo. Porém, a sua força é interrompida quando vê o seu filho, Alex num protesto de ativistas contra o governo socialista, Christiane sofre um ataque cardíaco e consequentemente entra em coma. Alex sente-se culpado pelo estado de saúde da sua mãe. Mas quando a mãe de Alex recupera passado oito meses, o muro de Berlim já tinha caído (9 de Novembro de 1989) e a implantação do sistema capitalista no país. Alemanha uniu-se com a derrocada do socialismo na Alemanha, ele tenta convencer a mãe, que está de cama, de que o muro nunca caiu e que o socialismo ainda triunfa naquele país.

Depois de longo diálogo entre o chanceler (presidente) da Alemanha Ocidental, Helmut Kohl, e o líder soviético, Mikhail Gorbachev, a União Soviética concordou em retirar suas tropas da Alemanha após 45 anos de ocupação. Em Julho de 1990, realizou-se a união monetária e económica entre as duas Alemanhas, tendo o marco como moeda única. Em 3 de Outubro do mesmo ano aconteceu, definitivamente, o processo da reunificação da Alemanha.



Modelo de transição demográfico




Fases de evolução da população mundial


Fases
Taxa de Natalidade
Taxa de mortalidade
Taxa de crescimento natural
Esperança média de vida


1º Fase: “regime demográfico primitivo”
·         Muito elevada;
·         Inexistência de métodos contracetivos;

·         Muito elevada;
·         Cuidados de saúde baixos;
·         Poucas condições de higiene.
·         Bastante baixo
Devido aos cuidados de saúde serem bastante baixos e a falta de condições higiénicas ser elevada, a esperança média de vida até ao século XVII era baixa.







2º Fase: “ revolução demográfica”
·         Não se altera.
·         Diminui nos países industrializados;
·         Revolução industrial.
·         Aumenta.
Com a melhoria das condições de higiene e de saúde as condições de vida da população aumentam.
Com a revolução industrial surgem alterações significativas como os progressos médicos, melhores condições de vida e o aparecimento dos métodos contracetivos, o que faz com que a esperança média de vida da população aumente.


3º Fase: “explosão demográfica”
·         Continua alta nos países em desenvolvimento;
·         Diminui nos países industrializados.
·         Baixa nos países industrializados bem como nos países em desenvolvimento.
·         Baixa nos países industrializados;
·         Elevada nos países em desenvolvimento.
Continua a aumentar.
4º Fase



·         Baixa
·         Baixa
·          baixa nos países desenvolvidos;
      
     elevada nos países em desenvolvimento
 alta nos países desenvolvidos 

baixa nos países em desenvolvimento

Sem comentários:

Enviar um comentário